Chamamos de Disfunção da Visão Binocular (BVD), uma condição em que os olhos não conseguem trabalhar juntos, ou seja, um desalinhamento entre os ambos os olhos que dificulta a formação da imagem nítida sobre a retina. Dessa forma, cada olho envia uma imagem diferente ao cérebro tornando difícil a interpretação da imagem recebida.
Pessoas com (BVD) podem sentir dores de cabeça, visão turva, ansiedade, problemas de equilíbrio e tonturas, dificultando as tarefas simples do seu dia a dia.
Em uma visão binocular normal, seus olhos trabalham em conjunto e estão perfeitamente sincronizados o tempo todo, o que significa que os olhos enviam uma imagem clara e nítida ao cérebro.
Em muitos casos, o desalinhamento pode ser muito sutil, tornando ainda mais difícil identificá-lo. entretanto, mesmo que o desalinhamento seja pequeno e fisicamente imperceptível, os sintomas podem ser debilitantes.
A semiologia pode ser:
- Visão dupla,
- Fadiga ocular,
- Dor de cabeça
- Cansaço e perda de concentração,
- Muitas vezes levando ao aumento dos níveis de ansiedade e estresse.
O BVD pode afetar adultos e crianças, levando à frustração e ansiedade por não ser capaz de ter um ótimo desempenho na escola ou no trabalho.
O BVD pode aparecer a qualquer momento, muitas vezes sem causa definida, com sintomas geralmente experimentados durante a escola, faculdade ou após longas horas no trabalho.
Assimetria Facial – Onde um olho é fisicamente mais alto que o outro.
Disfunção do nervo ou músculo ocular – Muitas pessoas nascem com funcionamento reduzido dos músculos oculares ou nervos oculares. Os músculos oculares ficam mais tensos, por tentarem realinhar constantemente as imagens enviadas ao cérebro. Esse esforço constante resulta em fadiga e piora ainda mais os sintomas de BVD ao longo do tempo.
Lesão cerebral traumática - TCEs , acidente vascular cerebral, concussão, lesão cerebral ou distúrbio neurológico semelhante podem causar danos ao funcionamento do sistema visual, resultando em desalinhamento dos olhos.
Se você tiver algum dos sintomas listados acima, procure um Optometrista perto de você que possa ajudar a diagnosticar e tratar o BVD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário